O que é Yoga (Ioga)

Ioga

Yoga (pronúncia-se "iôga") é uma palavra masculina que vem da antiga língua sânscrita da Índia, significando "união" ou "Integração" e também "disciplina". Por isso, este sistema (que conta mais de 5.000 anos) é chamado de disciplina unitiva ou integrativa. A palavra já entrou para nossos dicionários trocando-se o Y por I, sendo feminina em Português (pronúncia-se "ióga").
Há diversos pontos de partida para a Ioga (corpo, emoção, intelecto, ação, etc.) e cada um desses dá origem a disciplinas diferentes, porém com o mesmo objetivo. A modalidade corporal, enfoca a integração entre corpo e mente.
Todas as formas de Ioga reconhecem um estado de perfeita saúde e harmonia inerente a todas as pessoas. Por mais desequilibradas que possam se apresentar, todas podem acessar os mananciais deste estado profundo. O desequilíbrio é meramente um afastamento deste nível de ser. O objetivo da Ioga é o bem-estar integral do homem, abrangendo corpo, mente, moral e espírito, conduzindo-o ao seu estado de saúde natural!

O sucesso depende do bom ânimo, da perseverança, da coragem, do conhecimento de si mesmo, da inabalável confiança no ensinamento do mestre, e em se evitar toda companhia inconveniente.
~Hatha Yoga Pradipika~

 


Os Exercícios da Ioga

Ioga

Algumas pessoas estão cronicamente "separadas do corpo". São incapazes de lidar com as pressões comuns da vida diária e entram em colapso sob estresse, tornando-se muitas vezes confusas, não compreendendo bem suas próprias emoções. Elas têm medo da vida e facilmente se ferem emocionalmente. A Hatha Ioga (modalidade que empregamos) vai colocar a mente em profunda integração com o corpo, promovendo a saúde do corpo em primeira instância.

A saúde física é a base requerida para o sucesso ou a conquista de qualquer coisa grandiosa. Ioga inclui exercícios físicos (asanas) que se parecem com ginástica e muitos deles foram incorporados à Ginástica ocidental e ao Pilates. Estes exercícios posturais vão ajudá-lo a manter a forma e tornar-se mais alinhado, controlar o peso e reduzir seu nível de estresse. Ioga também inclui técnicas de respiração que exercitam seus pulmões e acalmam o sistema nervoso, reabastecendo seu cérebro e o resto do corpo com uma deliciosa energia.

A prática regular de asanas nos ajuda obter uma boa saúde física. Asana é um dos passos preliminares da filosofia da Ioga conforme exposto pelo sábio Patânjáli (200 a.C.). Estes exercícios simples não drenam a energia do corpo, eles conservam sua energia, além de produzirem uma revitalização extra. Depois de uma sessão de asanas, sentimo-nos plenos e cheios de vigor.

 

Os Benefícios da Ioga

Yoga

Os efeitos da prática regular de Ioga são profundos e surpreendentes, e você pode ver bons resultados muito rapidamente. Se você praticar Hatha Ioga (a forma de Ioga que lida especificamente com o corpo), você primeiro vai notar uma melhoria na sua flexibilidade, tônus ​​muscular e condicionamento físico geral.
Certamente, você vai se sentir melhor. Outros benefícios maravilhosos se manifestam em função da continuidade da sua prática e aprofundamento. Você terá todos os motivos para prosseguir com confiança! Ioga:
Ajuda-o a manter, recuperar, ou melhorar sua saúde
Faz você se sentir em forma e cheio de energia
Equilibra sua mente
É uma ajuda poderosa para o Crescimento Pessoal
É verdadeiramente abrangente e fortalecedor
Ajuda-o harmonizar seus relacionamentos sociais
Melhora a sua consciência
Combina bem com outras disciplinas
É fácil e nunca é tarde para começar
É libertadora

 

INVISTA EM SUA SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA