O que é Acupuntura

Acupuntura

A Acupuntura é um sistema completo de diagnóstico e tratamento da medicina oriental. Na acupuntura a saúde é mantida pelo livre fluxo da energia vital - ou Qi - através de canais em nossos corpos chamados meridianos. Estes canais atuam como condutores que mantêm o equilíbrio e a saúde através da pele, músculos e órgãos.

Há evidências de que a acupuntura influencia a produção e distribuição de um grande número de neurotransmissores e neuromoduladores, e que estes, por sua vez alteram a percepção da dor.
~David Eisenberg, MD~

Quando lesões, emoções, doenças, estresse, ou má escolha de estilo de vida, rompem a livre circulação do qi, do sangue, da linfa, e outros fluidos no seu corpo, você começa a sentir-se mal, e sintomas de má saúde começam a aparecer e se estabelecer. A Acupuntura pode ajudá-lo encontrar um caminho melhor para a saúde, para sua qualidade de vida e felicidade.

 

Agulhas...

Pilates
Você pode estar pensando em iniciar um tratamento com acupuntura, mas acaba ficando reticente, deixando sempre para amanhã, devido a um fator inquietante: agulhas. Será mesmo necessário a perfuração de minha pele com agulhas? Isso não é masoquismo? Saiba que na maior parte das vezes não se sente dor ao se estimular os pontos de acupuntura com as agulhas.
Para os pacientes muito sensíveis, o estímulo pode ser dado através de massagens, e também utilizando-se de pequenas sementes de mostarda ao invés de agulhas. Na prática, a maioria dos pacientes acaba pegando no sono nos primeiros 10 minutos, e terminam o tratamento com um gostinho de "quero mais!"

 

 

A Sessão de Acupuntura e Benefícios

Pilates

A primeira coisa que seu terapeuta vai fazer será analisar sua aparência geral e avaliar sua vitalidade.
Você é uma pessoa vibrante, assertiva e com muita energia, ou é muito embotada com aparência muito frágil? Estas são as primeiras observações gerais que serão consideradas. O seu tipo de corpo também conta, seu peso, sua língua, seus olhos, etc.
Você pode estar com muita energia estagnada e precisar de uma tonificação, ou pode estar com um ritmo muito acelerado e precisar de uma sedação. Conforme a terapia se desenvolve, você passa a perceber uma onda de bem-estar circulando seu corpo, tornando-se uma pessoa mais equilibrada, saudável e feliz.

Alguns benefícios:

Pesquisas realizadas na Alemanha mostraram que a acupuntura pode ajudar a aliviar dores de cabeça e enxaquecas tensionais.

A NCCIH observa que ficou provado que ajuda em casos de:

lombalgia
dor de pescoço
osteoartrite
dor no joelho
dor de cabeça e enxaqueca

Eles listam distúrbios adicionais que podem se beneficiar da acupuntura, mas que exigem maior confirmação científica.

Em 2003, a Organização Mundial de Saúde (OMS) listou várias condições nas quais eles dizem que a acupuntura tem se mostrado eficaz.

A lista inclui:

pressão arterial alta e baixa
náuseas e vômitos induzidos por quimioterapia
algumas condições gástricas, incluindo úlcera péptica
períodos dolorosos
disenteria
rinite alérgica
dor facial
enjoo matinal
artrite reumatóide
entorses
cotovelo de tenista
ciática
dor de dente
reduzindo o risco de acidente vascular cerebral
induzir o trabalho de parto
Outras condições para as quais a OMS diz que a acupuntura pode ajudar, mas são necessárias mais evidências incluem:

fibromialgia
neuralgia
convalescença pós-operatória
substância, tabagismo e dependência de álcool
dor na coluna
torcicolo
demencia vascular
coqueluche
síndrome de Tourette
A OMS também sugere que pode ajudar a tratar várias infecções, incluindo algumas infecções do trato urinário e febre hemorrágica epidêmica.

 

ACUPUNTURA: Um caminho melhor para a saúde e para a felicidade