O que é Consciência Corporal

Um corpo vivo e radiante é aquele que tem percepção, que responde bem e com eficiência aos estímulos e informações que recebe e funciona bem para manter-se no jogo da vida. Uma mente construtiva é aquela que pode e consegue se expressar com eficiência no mundo em que vive. O corpo é o veículo, o meio básico para a expressão da mente, e a mente é a orientadora das ações e movimentos do corpo. Todos nós temos apenas estes dois instrumentos para vivermos e sermos felizes: corpo e mente.
O entendimento da cadeia de conexões entre corpo e mente como ferramenta para um viver mais feliz e eficiente, seguido das ações acertadas para sua realização é o que se chama consciência corporal. O afastamento deste entendimento, desta percepção é o que produz os problemas mais variados do homem moderno: picos de euforia e depressão, insatisfações consigo mesmo e com as demais pessoas, falta de senso de atenção e responsabilidade, medo de arriscar, falta de interesse em se conhecer na profundidade, incapacidade para ouvir e aprender.

Dentro do fluxo da vida
Os seres humanos devem conectar a si mesmos com o Cosmos

~Morihey Ueshiba~

 

Ampliando a Consciência Corporal

A consciência corporal precisa ser ampliada. Há pessoas que já possuem esta consciência desenvolvida; mas em outras, ela se encontra ainda em estado latente, adormecido. Muitas forças estão envolvidas nesta cadeia de conexões corpo-mente: físicas, emocionais, mentais, culturais, sociais, interpessoais e espirituais, todas estas integrando as dimesnões do nosso ser. Para formar a consciência é necessário tempo, precisamos dar nosso tempo pessoal, nossa atenção e dedicação a cada um desses aspectos de nossa personalidade.
A pessoa capaz de escutar a si mesma, de se perceber, consegue construir um mapa útil de sua mente, de seu corpo e suas interações capaz de lhe dar indicações e informações valiosas para o aperfeiçoamento progressivo da sua qualidade de vida, da sua atividade no mundo e expectativa de vida.

 

Recursos a empregar

A qualidade da atenção requisitada para esse trabalho é bastante ampliada através de técnicas que envovem o movimento corporal e controle da respiração como o Pilates e a Ioga, e também aquelas que investigam e controlam os impulsos da mente como a Ioga avançada e a Meditação, por exemplo - sem mencionar as terapias da área da Psicologia.
Massagens terapêuticas e relaxantes podem ser um excelente ponto de partida para o aprimoramento da Consciência Corporal, principalmente para quem está há muito tempo parado ou para aqueles que apresentam dificuldades para se soltar e iniciar um trabalho que requeira esforço continuado. O desbloqueio energético e a livre circulação da energia podem ser conseguidos através de técnicas como a Acupuntura e a Osteopatia. Muitos são os recuros disponíveis, porém o mais importante é iniciar com motivação e dar continuidade. [A ser continuado...]

 

INVISTA EM SUA SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA